PROJETO HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de
cabelo louro, traz na alma, quando
não no corpo, a sombra, ou pelo menos
a pinta, do indígena ou do negro...”Gilberto Freyre,(Casa Grande e Senzala)
1.TEMA – HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
. Abrangência: Educação Infantil- Séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
. Execução: Professores, juntamente com a Coordenação pedagógica da Escola e Equipe Gestora.
. Participação: Professores, alunos, funcionários e comunidade.
2- PROBLEMATIZAÇÃO:
2- PROBLEMATIZAÇÃO:
Historicamente o Brasil, teve uma postura ativa e permissiva diante do racismo e do preconceito, a Lei em sí, não basta, é preciso propor novos questionamentos, fornecendo informações necessárias, buscando reconhecer a importância da cultura Afro-Brasileira enquanto cultura do povo brasileiro, sendo este em sua maioria afro descendentes. Diante disso, qual seria o papel concreto da escola para viabilizar a conscientização da sociedade?
3- JUSTIFICATIVA:
Abordar a questão da diversidade racial, valorizando e respeitando as diferenças, apontando as contribuição dos negros no patrimônio cultural, político e social no desenvolvimento da sociedade brasileira. Promover a reeleitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.
4- OBJETIVOS GERAIS:
. Romper com o modelo pedagógico vigente, incluindo afro-brasileiros na condição de decisório para a construção da sociedade.
. Proporcionar condições a alunos e professores de apropriarem-se de novos saberes sobre a história e a cultura Afro-brasileira.
.Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.
5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
. Identificar tempo e espaço da origem dos grupos africanos que vieram para o Brasil.
. Reconhecer que o Brasil foi o País que mais importou escravos negros.
. Perceber os diferentes tipos de religiões, costumes e línguas.
. Constatar as diferenças e semelhanças de vida entre afro-brasileiros e negros de outros países.
. Despertar para a africanidade brasileira em manifestações na arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de formação da cidadania.
. Comparar o relacionamento entre africanos na era pré-colonial, no período de dominação européia e na atualidade.
. Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas etc...
6- DESENVOLVIMENTO:
O Projeto será desenvolvido na sala de aula, adaptado a realidade de cada turma, por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações, leituras e/ou vídeos. Para tanto, pode-se utilizar as seguintes fontes:
Menina Bonita do Laço de Fita
Autor: Ana Maria Machado
Faixa Etária: a partir dos 3 anos
A autora coloca em cena, através da história de um coelho branco que se apaixona por uma menina negra, alguns assuntos muito debatidos nos dias de hoje, como a auto-estima das crianças negras e a igualdade racial.
Luana, A Menina Que Viu O Brasil Neném
Autores: Oswaldo Faustino, Arthur Garcia e Aroldo Macedo
Faixa Etária: 4 a 8 anos
O livro conta a história de Luana, uma menina de 8 anos que adora lutar capoeira, e a historia do descobrimento do Brasil. Ao lado de seu berimbau mágico, ela leva o leitor a outras épocas e lugares e mostra o quão rica é a cultura brasileira, além da importância das diferentes etnias existentes por aqui.
Tudo Bem Ser Diferente
Autor: Todd Parr
Faixa Etária: 4 a 8 anos
A obra ensina as crianças a cultivar a paz e os bons sentimentos. O autor lida com as diferenças entre as pessoas de uma maneira divertida e simples, abordando assuntos que deixam os adultos sem resposta, como adoção, separação de pais, deficiências físicas e preconceitos raciais.
O Menino Marrom
Autor: ZiraldoFaixa Etária: a partir de 7 anos
O Menino Marrom conta a historia da amizade entre dois meninos, um negro e um branco. Através da convivência aventureira dessas crianças ao longo de suas vidas, o autor pontua as diferenças humanas, realçando os preconceitos em alguns momentos.
Diversidade
Autor: Tatiana Belinky
Faixa etária: 8 a 12 anos
O livro mostra, através de versos, porque é importante sermos todos diferentes. A autora fala que não basta reconhecer que as pessoas não são iguais, é preciso saber respeitar as diferenças.
Livro: “Declaração Universal dos direitos humanos” – adaptação Ruth Rocha e
Otávio Roth, 2003.
Audição, análise e ilustração da música de Milton Nascimento “Uakti – lágrimas
do sul”.
Ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari – “Menina com tranças e laços”
fazendo uma analogia com o livro “Menina bonita do laço de fita".
Estar em contato com músicas da cultura africana como o samba, a batucada.
Produção em artes com sucatas.
Se possível, assistir e participar de uma apresentação de capoeira.
7-ESTRATÉGIAS:
Produção em artes com sucatas.
Se possível, assistir e participar de uma apresentação de capoeira.
7-ESTRATÉGIAS:
.Questionar os alunos sobre o que sabem, que idéias e opiniões, dúvidas ou hipótese sobre o tema em debate, valorizando seus conhecimentos.
.Promover reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos da atualidade
que tratam sobre o tema;
. Desenvolver atividades com diferentes fontes de informações em livros, jornais, revistas, filmes, fotos, visitas, passeios e confrontar dados e abordagem.
. Ensinar procedimentos de pesquisa, consulta em fontes bibliográficas, organização de informações coletadas, como obter informações de documentos, como proceder em visitas e estudos.
. Promover estudos e reflexão sobre a presença na atualidade de elementos afro brasileiros na comunidade..
. Construir com os alunos: resumos orais, em forma de textos, gráficos, linha de tempo, criação de brochuras, murais, teatros, danças, coreografias, comidas, vestimentas, instrumentos utilizados no trabalho, nos rituais, nas danças, exposições e estimular a criatividade expressiva.
. Propor a culminância dos trabalhos em forma de feira pedagógica com apresentações de todas as atividades planejadas.
8-ATIVIDADES:
. Roda de Leitura: leitura e análise de livros e textos diversos.
. Observação do caminho geográfico feito da África para o Brasil por meio do
mapa mundi;
. Estudos de música, fazendo reeleituras e transformando-as em ilustrações.
. Montagem de painéis e telas, recorte, pintura e colagem - com fotos de revistas que
tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura do negro;
. Exibição de filmes, dramatizações, brincadeiras e jogos que trabalham os conceitos étnicos e raciais.
9- AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá de forma diagnóstica e contínua, levando em consideração os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento das atividades propostas, dando oportunidade ao professor, de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem suas potencialidades e mudanças de postura , mostrando-lhes que uma sociedade democrática e justa, inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação.
10- CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Este Projeto visa a apropriação de diversos saberes, além da conscientização sobre temas relevantes como legislação, tolerância, direitos e deveres. Não é um Projeto acabado, portanto, deve ser desenvolvido diariamente no cotidiano escolar, criando apropriações de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos sobres outras culturas.
Não importa se você é negro, branco, se tem olhos azuis, ou verdes ou escuros...
O importante é você ter Deus...
...e ele não cria nada em vão... (Bob Marley)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico–
Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria
Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.
Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e
2005.
ROCHA. Ruth. ROTH. Otávio. Declaração universal dos direitos humanos. São Paulo-
SP, 2004.
Artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Pesquisas na internet.
Como estou morando na Africa do Sul já algum tempo, e não exercendo a minha função de professora,(que eu adoro!!!) fico "fuçando" na net e estudando a história do povo africano. Então pra complementar as minhas postagens sobre o país e não perder o foco do blog que é educação, elaborei este projeto.
as minhas pesquisas foram feitas através da net e de alguns materiais enviados pelas minhas amigas da escola onde trabalhava e que gosto muito: Escola Municipal Iraí Ferreira de Sousa.
Parabéns pelo seu projeto!!
ResponderExcluirFicou perfeito!
Que DEUS ilumine você por toda sua vida juntamente com sua familia maravilhosa!
Obrigada por nos proporcionar este trabalho perfeito!
Beijos!!
Saudades!!!!!!!
ola, prof. convido voce a conhecer meu trabalha
ResponderExcluirwww.culturaafrobrasileira.pbworks.com