domingo, 11 de outubro de 2009

Os sete tipos de inteligências de Howard Gardner

Mexendo nos guardados neste fim de semana, encontrei algumas apostilas da minha época de faculdade (bons tempos rssrsrsrs) e resolvi compartilhar com vocês. Vou tentar no decorrer desta semana, fazer algumas postagens.

A primeira, é sobre os sete tipos inteligências que seus alunos podem apresentar.

Segundo o psicólogo Howard Gardner, existiriam sete tipos de inteligência, com regras de funcionamento próprias e que atuam de forma independente.

LINGUISTICA OU VERBAL – Tipo de inteligência que auxilia a pessoa na estruturação de textos e argumentos. Presente em escritores, atores, advogados e demais profissionais que fazem uso da palavra oral e escrita diariamente.

LÓGICO - MATEMÁTICA – É uma capacidade marcante de formular longas cadeias de raciocínio, utilizar a lógico e lidar com números. Engenheiros possuem essa forma de inteligência muito bem desenvolvida.

CORPORAL – CINESTÈSICA – Características associada à linguagem corporal, às formas e ao movimento. Bailarinos, jogadores de futebol, escultores e pintores conseguem sublimar essa capacidade e, assim realizar o trabalho cotidiano.

MUSICAL OU SONORA - Inteligência que permite ao ser humano perceber o som como uma linguagem distinta da oral ou escrita e passível de ser usada como meio de comunicação. Músicos e compositores possuem essa habilidade bem aguçada.

ESPACIAL – Capacidade de imaginar elementos sólidos e cria-los posteriormente. Inteligência ligada também a conceitos de espaço, limite e solução de conflitos. Publicitários e arquitetos são os profissionais que utilizam essa habilidade em seu dia a dia.

INTERPESSOAL - Forma de inteligência ligada à compreensão do outro, à empatia e às tomadas de atitude. Capacidade encontrada em vendedores, professores e demais profissionais que lidam com pessoas.

INTRAPESSOAL – Inteligência ligada ao autoconhecimento, à auto estima, à compreensão de si mesmo e dos próprios limites. Essa inteligência, por ser muito particular, pode ser observada na relação da pessoa com outras inteligências, por exemplo, a espacial.