"O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores." (Piaget)
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
FOLCLORE
Você sabe o que é FOLCLORE?
Música: Folclore
(Música: Asa Branca - Luiz Gonzaga)
Você sabe o que é o folclore ?
Vou lhe dar a explicação...
É tudo aquilo que vem do povo
E nasce livre do coração.
Tem a lenda da mãe d'água
Tem a história do saci
Do curupira, vitória-régia
Do caipora e jurupari.
Tem cantigas de criança
Tem modinha, tem lundu
Tem muito frevo, baião e samba
Cateretê e maracatu
Os ditados populares
Mostram o que o povo sente
Quem não tem cão, caça com gato
Olho por olho, dente por dente
Minha terra tem de tudo...
Tem angu, tem mungunzá
Tem carne seca, tem rapadura
Tem caruru e tem vatapá.
Não é uma forma divertida e prazerosa de trabalhar o folclore?
Obs. A paródia não é de minha autoria e não me lembro o site de pesquisa. Se alguém souber, deixe comentário que ficarei contente em poder dar os devidos créditos.
PROJETO: FOLCLORE
Objetivos· Resgatar , vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
· Conhecer a importância do folclore para a comunidade;
. Reconhecer as manifestações culturais dentro da nossa comunidade.
Metodologia· Pesquisar com os alunos manifestações da cultura popular brasileira;
· Analisar cada uma delas;
· Criar desenhos que possam ilustrar o trabalho;
. Produzir textos (informativos, receitas, músicas, parlendas, adivinhas).
Disciplinas envolvidas· Língua Portuguesa - ortografia, escrita e leitura;
· Artes -criatividade, expressão gráfica e corporal;
· História e Geografia- regiões - os costumes de cada uma delas;
. Matemática e Ciências - Receitas-Pesos e medidas,Comidas típicas e valor calórico dos alimentos.
Atividades· Discutir com o grupo a cultura popular brasileira;
· Construir um texto próprio sobre folclore;
. Confeccionar um dicionário com as palavras encontradas na paródia da música Asa Branca - Folclore e seus significados em cada região;
· Ilustrar
Produção Final
· Confecção de cartazes a partir dos trabalhos dos próprios alunos;
. Texto coletivo sobre o folclore.
Assinar:
Postagens (Atom)