segunda-feira, 21 de junho de 2010

South África - Um novo desafio...

Minha vida, nos últimos 2 anos deu uma reviravolta. Eu que morava numa pequena cidade do interior de Goiás e sem nunca ter pensado sair do Brasil, cá estou eu morando já há 3 meses na África do Sul. Deixei trabalho, familia, (minha mãe e meus dois filhos mais velhos) amigos, e vim com minha filha menor acompanhar meu marido que já estava aqui desde o ano passado. Apesar do receio do novo, meu pensamento positivo sempre me levou mais longe e hoje, estou me adaptando ao estilo de vida do povo africano.
Acredito que para muitos brasileiros que moram em outros países pelo mundo afora, a experiência de viver fora do Brasil pode ter vários graus de sucesso, desde uma oportunidade única para realizar conquistas que nunca seriam possíveis no Brasil, até a total decepção e sofrimentos inesperados.
Eu ja passei do período em que tudo é novidade, esta talves seja a melhor parte de quem chega a um país estranho, até porque as esperanças e os sonhos são muitos.
Agora me encontro numa nova fase - a de adaptação - Adaptar a nova realidade não é muito fácil, as atividades mais simples como ir ao supermercado se tornam um verdadeiro caos. Isso sem falar nas dificuldades com a comunicação. São onze línguas oficiais: africâner, inglês, ndebele,pedi, sotho, swati, tsonga, tswana, venda, xhosa e zulu. Existem ainda vários dialetos. Olhar para a tv e não entender nada, é uma verdadeira frustação! (ai!!! que saudades do Faustão e Domingo Legal!!)Tudo que você aprendeu de inglês, parece não valer de nada. Ninguém te entende, quando me perguntam em inglês "Why"? (sempre me pego fazendo a seguinte pergunta:" esse uai é inglês ou mineiro?") e o "Tank you" sai com som de "fénk you" "senk you" temp you", causando as mais variadas reações nas pessoas, que olham pra gente como se tivessem olhando para um ser de outro mundo.
Acredito que para todos nós que deixamos o nosso país, essa fase é a mais dificil, junto com o período de adaptação vem também a saudade. E a gente começa a se questionar pela decisão de ter deixado nosso país, trabalho, familia e amigos em busca de uma melhora que talves não seja certa. Quando bate a saudade a coisa pega, aí você começa a sentir falta das coisas mais banais que você fazia, das encrencas com o vizinho barulhento, dos almoços de domingo na casa do vizinho querido, das brigas com a mãe, com os filhos para não demorarem no banho, você começa a sentir falta de tudo. Éntão é hora de parar, concentrar, conseguir encontar uma rotina e seguir em frente.