terça-feira, 22 de junho de 2010

SOUTH ÁFRICA - Um país de contrastes...

Nada melhor para se adaptar a um novo país, do que conhecer e respeitar a cultura de seu povo. Com esse objetivo tenho estudado a história da África do Sul. E quanto mais vou conhecendo desse país,mas vou me identificando, pois alguns lugares e personagens são "velhos" conhecidos, pois fazem parte também da nossa história.

A África do Sul é realmente um país de contrastes, rico em diversidade cultural, etnia e em recursos naturais. As reservas naturais, as paisagens exuberantes, praias e seus incomparáveis parques para safári, são as principais atrações turísticas.


Os portugueses foram os primeiros europeus na região, quando atigiram o CABO DA BOA ESPERANÇA. Eram visitantes regulares na rota de comércio para o oriente, por vota de 1500.

(Cabo Da Boa Esperança)
Já em 1652, holandeses estabeleceram um posto de suprimentos na região (atual Cidade do Cabo - Cap Town). Os primeiros colonos holandeses tornaram-se conhecidos como Boers. Em 1795, com a presença também dos ingleses iniciam-se os conflitos entre ingleses e holandeses.
Após a guerra dos Boers (1899-1902) britânicos e africâners (descendentes dos Boers), passaram a governar a região.
No inicio do século 20 instituiu-se a política do apartheid.

Apartheid - Vida separada - é um termo na língua afrikâner para designar o regime de segregação racial da África do Sul, que vigorou no século 20.(o termo apartheid significa "separação" ou "identidade separada".)

Desde o início do século 20 vigorava uma política de segregação por grupos étnico, na África do Sul. Os brancos representavam 20% da população, contra 68% de negros, 8% de mestiços (colorados) e 4% de asiáticos.
Em 1913, uma lei relegou os negros a locais e funções especiais. A política de segregação racial, o apartheid, intensificou-se até tornar-se rigorosa a partir de 1948. Era o governo da minoria branca sobre a maioria negra e mestiços.
O apartheid recebeu severas críticas internacionais desde o início, incluindo condenação pela ONU. Em 1961, a África do Sul foi forçada a retirar-se da Commonwealth (uma comunidade de nações liderada pela monarquia britânica) devido ao apartheid. Em 1964, o Comitê Olímpico Internacional baniu a África do Sul dos jogos. Em 1985, cerca de 25 nações, incluindo o Brasil, Reino Unido e Estados Unidos, impuseram sanções econômicas ao país.
No início dos anos 1990, a política do apartheid cedeu às pressões e começou a ser reduzida. Em 1994, realizaram-se as primeiras eleições multirraciais do país, elegendo-se para presidente Nelson Mandela, o mais famoso líder da resistência contra o apartheid.


Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em 18 de julho de 1918, em Qunu, na região do Transkei, de etnia xhosa. Seu pai, Henry Mgadla Mandela, um advogado, morreu quando ele ainda era criança.
Em 1944 ele ajudou a fundar a ANC Youth League. Em 1952, viajou pelo país organizando resistência à legislação discriminatória na África do Sul. Formou-se em advocacia e continuou lutando contra o apartheid até ser preso em 1962. Foi libertado em 1990, após 27 anos, aos 72 anos de idade.
Por volta do final dos anos 1980, intensas manifestação pelo mundo clamavam a libertação de Nelson Mandela. Mesmo na prisão, ele já era um herói e um símbolo da igualdade e da justiça social.
Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e, em 1994, tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Comandou a transição do regime de minoria branca e segregacionista para um governo plenamente democrático.

Frases de Nelson Mandela
- "Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."
- "Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação."
- "Não há caminho fácil para a Liberdade."
- "A queda da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre."
- "A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias."
- "A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo."
Dia Internacional de Nelson Mandela
A partir de 2010, será celebrado em 18 de julho de cada ano o Dia Internacional de Nelson Mandela. A data foi definida pela Assembléia Geral da ONU e corresponde ao dia de seu nascimento.


GEOGRAFIA
A República da África do Sul divide-se em nove províncias (como se fossem estados no Brasil): Eastern Cape , Free State, Gauteng, Kawazulu-Natal, Limpopo, Mpumalanga, Northern Cape, North Western, Western Cape. Cada província possui um conselho executivo e legislatura própria.

Cidade do Cabo
(Cape Town)
É considerada a cidade mãe da África do Sul.Uma das cidades mais graciosas e atraentes do país, com paisagens fascinantes, sua beleza é comparada ao Rio de Janeiro.Foi fundada pelos holandeses em 1652. É a atual capital legislativa da África do Sul e da província Western Cape(Cabo Leste). Chama-se Kaapstad, em africâner, e Cape Town, em inglês. É também um importante centro industrial e porto da África.

Cape Town (Cidade do Cabo) e Table Bay vista da Table Mountain


Table Mountain


Centro comercial


Áreas charmosas com apartamentos baixinhos cortado por canais.


Bairros luxuosos construidos nas montanhas, de frente para o mar, com casas cujo quintal dá direto na praia.

Castelo da Boa Esperança (Castle of Good Hope) construído por holandeses entre 1666 e 1679, é o mais antigo prédio do período colonial na África do Sul


Praia de Clifton com a Table Mountain e os Doze Apóstolos ao Fundo.



Ilha Robben
Durante os anos do apartheid , a pequena ilha Robben serviu como cárcere para presos políticos como Nelson Mandela e outros líderes da ANC (Congresso Nacional Africano). Em 1999, entrou para a lista da Unesco de patrimônios culturais da humanidade.
A ilha foi transformada em prisão inicialmente pelos holandeses, no século 17. As instalações do presídio, desativado em 1996, fazem hoje parte do Robben Island Museu.



O Estádio Green Point, é um estádio multifuncional com capacidade para 68 mil pessoas. Construído em uma área nobre da Cidade do Cabo, especialmente para a Copa do Mundo 2010. Concluído em dezembro de 2009.