domingo, 5 de julho de 2009

Sala de aula


Trabalhando resoluções de problemas com meus alunos, percebi a dificuldade dos mesmos em compreender o que estava sendo pedido no enunciado. Foi então que encontrei esta atividade na revista de Projetos Escolares e achei bem interessante. Trabalhei com meus alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e foi um sucesso!!!
Plano de Aula
Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática
Objetivos: Identificar e localizar as partes do enunciado de um problema para compreeender as informações fornecidas e solicitadas; Repartir, localizar e identificar as partes do enunciado de um problema; Numerar as partes do enunciado para identificar as informações necessárias para a solução das questões.
Conteúdo: Campo aditivo e/ou multiplicativo
Material Utilizado: Cópia do Problema, papel sulfite e cartolina.
Avaliação: Observar se os alunos foram capazes de interpretar os problemas propostos e considerar as diferentes estratégias utilizadas.
Transmita o enunciado do problema aos alunos e peça-lhes que o leiam uma vez com calma. Solicite-lhes que tentem descobrir onde começa e termina cada informação fornecida e oriente-os a marcá-los com cores diferentes. Peça então que criem uma legenda para descobrir as as informações que existem em cada trecho marcado. À medida que a criança une dois ou mais trechos para obter resposta, o grau de dificuldade aumenta. Amplie a atividade solicitando que as crianças reescrevam o problema em pedaços de cartolina, recortem as partes, embaralhe-as e depois as ordenem novamente. Conforme compreenderem o funcionamento dos problemas, a marcação poderá ser dispensada, pois saberão fazê-la mentalmente.