terça-feira, 31 de agosto de 2010

SOUTH AFRICA - COMIDAS TÍPICAS

A África do Sul possui uma diversidade cultural imensa, consequentemente uma culinária riquíssima. Desde que cheguei aqui, vivo me surpreendendo com os sabores encontrados, e a variedade de temperos, pois independente de suas raízes, os sul-africanos gostam de comidas bastantes condimentadas. Uma dica, se você é turista brasileiro e não gosta de comidas picantes, evite os pratos com as indicações "curry", "chilli", "spicy" ou "piri-piri". Eu já tive surpresas bem desagradáveis. Mas se você não quiser passar pela mesma experiência, uma boa pedida é ir ao KFC, a rede mundial de fast-food especializada em frango, (aliás, aqui acredito ser o lugar onde mais se consome  frango) está presente em todos os lugares por onde a gente passa, pode também apelar para os frangos assados na beira da estrada, são deliciosos e você paga a metade do preço por um frango inteiro.  Ai no Braisil chamamos de espetinhos de gato,aqui apelidamos de chicken dusty, (mas claro, jamais usamos essa expressão com os sul-africanos). A alimentação varia de acordo com a região e grupo ético. Mas alguns pratos são tradicionais e merecem ser experimentados.

"BILTONG "- parece a nossa carne seca, são encontradas em tiras ou pedaços. Não chega a ser uma refeição, mas sim um tira gosto, ninguém vive sem um pacotinho no carro (é o nosso chicle daqui rsrsr).




"PAP" - Barato e nutritivo, equivale ao nosso arroz com feijão.  É feito apenas com fubá branco e água,é tipo uma polenta, só que branco. Está presente em todas as refeições, em geral o comem acompanhado de uma carne, molho de tomate e também com Braai (churrasco).







"BRAAI" - É abreviatura do africaans BRAAIVLEIS - "carne grelhada". Herança dos primeiros colonizadores, apesar de já ter se difundido entre todas as origens e etnias sul-africanas, ainda preserva algumas características - as mulheres raramente grelham a carne - essa é uma tarefa que cabe aos homens.  O Braai possui uma variedade de carnes, mas o "chicken curry", "Biltong" e a "boerewors"- linguiça picante não pode faltar- acompanhados de "pap".


"CHAKALAKA" - Uma mistura de cenoura, repolho, molho de tomate, feijão branco, temperos e muita pimenta. E claro, a papa para acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário