PROJETO HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de
cabelo louro, traz na alma, quando
não no corpo, a sombra, ou pelo menos
a pinta, do indígena ou do negro...”Gilberto Freyre,(Casa Grande e Senzala)
1.TEMA – HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
. Abrangência: Educação Infantil- Séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
. Execução: Professores, juntamente com a Coordenação pedagógica da Escola e Equipe Gestora.
. Participação: Professores, alunos, funcionários e comunidade.
2- PROBLEMATIZAÇÃO:
2- PROBLEMATIZAÇÃO:
Historicamente o Brasil, teve uma postura ativa e permissiva diante do racismo e do preconceito, a Lei em sí, não basta, é preciso propor novos questionamentos, fornecendo informações necessárias, buscando reconhecer a importância da cultura Afro-Brasileira enquanto cultura do povo brasileiro, sendo este em sua maioria afro descendentes. Diante disso, qual seria o papel concreto da escola para viabilizar a conscientização da sociedade?
3- JUSTIFICATIVA:
Abordar a questão da diversidade racial, valorizando e respeitando as diferenças, apontando as contribuição dos negros no patrimônio cultural, político e social no desenvolvimento da sociedade brasileira. Promover a reeleitura da História do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial.
4- OBJETIVOS GERAIS:
. Romper com o modelo pedagógico vigente, incluindo afro-brasileiros na condição de decisório para a construção da sociedade.
. Proporcionar condições a alunos e professores de apropriarem-se de novos saberes sobre a história e a cultura Afro-brasileira.
.Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.
5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
. Identificar tempo e espaço da origem dos grupos africanos que vieram para o Brasil.
. Reconhecer que o Brasil foi o País que mais importou escravos negros.
. Perceber os diferentes tipos de religiões, costumes e línguas.
. Constatar as diferenças e semelhanças de vida entre afro-brasileiros e negros de outros países.
. Despertar para a africanidade brasileira em manifestações na arte, esportes, culinária, língua, religião, como elementos de formação da cidadania.
. Comparar o relacionamento entre africanos na era pré-colonial, no período de dominação européia e na atualidade.
. Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas etc...
6- DESENVOLVIMENTO:
O Projeto será desenvolvido na sala de aula, adaptado a realidade de cada turma, por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações, leituras e/ou vídeos. Para tanto, pode-se utilizar as seguintes fontes:
Menina Bonita do Laço de Fita
Autor: Ana Maria Machado
Faixa Etária: a partir dos 3 anos
A autora coloca em cena, através da história de um coelho branco que se apaixona por uma menina negra, alguns assuntos muito debatidos nos dias de hoje, como a auto-estima das crianças negras e a igualdade racial.
Luana, A Menina Que Viu O Brasil Neném
Autores: Oswaldo Faustino, Arthur Garcia e Aroldo Macedo
Faixa Etária: 4 a 8 anos
O livro conta a história de Luana, uma menina de 8 anos que adora lutar capoeira, e a historia do descobrimento do Brasil. Ao lado de seu berimbau mágico, ela leva o leitor a outras épocas e lugares e mostra o quão rica é a cultura brasileira, além da importância das diferentes etnias existentes por aqui.
Tudo Bem Ser Diferente
Autor: Todd Parr
Faixa Etária: 4 a 8 anos
A obra ensina as crianças a cultivar a paz e os bons sentimentos. O autor lida com as diferenças entre as pessoas de uma maneira divertida e simples, abordando assuntos que deixam os adultos sem resposta, como adoção, separação de pais, deficiências físicas e preconceitos raciais.
O Menino Marrom
Autor: ZiraldoFaixa Etária: a partir de 7 anos
O Menino Marrom conta a historia da amizade entre dois meninos, um negro e um branco. Através da convivência aventureira dessas crianças ao longo de suas vidas, o autor pontua as diferenças humanas, realçando os preconceitos em alguns momentos.
Diversidade
Autor: Tatiana Belinky
Faixa etária: 8 a 12 anos
O livro mostra, através de versos, porque é importante sermos todos diferentes. A autora fala que não basta reconhecer que as pessoas não são iguais, é preciso saber respeitar as diferenças.
Livro: “Declaração Universal dos direitos humanos” – adaptação Ruth Rocha e
Otávio Roth, 2003.
Audição, análise e ilustração da música de Milton Nascimento “Uakti – lágrimas
do sul”.
Ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari – “Menina com tranças e laços”
fazendo uma analogia com o livro “Menina bonita do laço de fita".
Estar em contato com músicas da cultura africana como o samba, a batucada.
Produção em artes com sucatas.
Se possível, assistir e participar de uma apresentação de capoeira.
7-ESTRATÉGIAS:
Produção em artes com sucatas.
Se possível, assistir e participar de uma apresentação de capoeira.
7-ESTRATÉGIAS:
.Questionar os alunos sobre o que sabem, que idéias e opiniões, dúvidas ou hipótese sobre o tema em debate, valorizando seus conhecimentos.
.Promover reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos da atualidade
que tratam sobre o tema;
. Desenvolver atividades com diferentes fontes de informações em livros, jornais, revistas, filmes, fotos, visitas, passeios e confrontar dados e abordagem.
. Ensinar procedimentos de pesquisa, consulta em fontes bibliográficas, organização de informações coletadas, como obter informações de documentos, como proceder em visitas e estudos.
. Promover estudos e reflexão sobre a presença na atualidade de elementos afro brasileiros na comunidade..
. Construir com os alunos: resumos orais, em forma de textos, gráficos, linha de tempo, criação de brochuras, murais, teatros, danças, coreografias, comidas, vestimentas, instrumentos utilizados no trabalho, nos rituais, nas danças, exposições e estimular a criatividade expressiva.
. Propor a culminância dos trabalhos em forma de feira pedagógica com apresentações de todas as atividades planejadas.
8-ATIVIDADES:
. Roda de Leitura: leitura e análise de livros e textos diversos.
. Observação do caminho geográfico feito da África para o Brasil por meio do
mapa mundi;
. Estudos de música, fazendo reeleituras e transformando-as em ilustrações.
. Montagem de painéis e telas, recorte, pintura e colagem - com fotos de revistas que
tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura do negro;
. Exibição de filmes, dramatizações, brincadeiras e jogos que trabalham os conceitos étnicos e raciais.
9- AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá de forma diagnóstica e contínua, levando em consideração os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento das atividades propostas, dando oportunidade ao professor, de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem suas potencialidades e mudanças de postura , mostrando-lhes que uma sociedade democrática e justa, inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação.
10- CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Este Projeto visa a apropriação de diversos saberes, além da conscientização sobre temas relevantes como legislação, tolerância, direitos e deveres. Não é um Projeto acabado, portanto, deve ser desenvolvido diariamente no cotidiano escolar, criando apropriações de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos sobres outras culturas.
Não importa se você é negro, branco, se tem olhos azuis, ou verdes ou escuros...
O importante é você ter Deus...
...e ele não cria nada em vão... (Bob Marley)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico–
Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria
Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.
Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e
2005.
ROCHA. Ruth. ROTH. Otávio. Declaração universal dos direitos humanos. São Paulo-
SP, 2004.
Artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Pesquisas na internet.
Como estou morando na Africa do Sul já algum tempo, e não exercendo a minha função de professora,(que eu adoro!!!) fico "fuçando" na net e estudando a história do povo africano. Então pra complementar as minhas postagens sobre o país e não perder o foco do blog que é educação, elaborei este projeto.
as minhas pesquisas foram feitas através da net e de alguns materiais enviados pelas minhas amigas da escola onde trabalhava e que gosto muito: Escola Municipal Iraí Ferreira de Sousa.