domingo, 29 de novembro de 2009

O NATAL ESTÁ CHEGANDOOO!!!

Que seu natal seja o mais raro e valioso do mundo. Desejo a você tudo de mais precioso nessa data, e que em 2010 todos seus sonhos se realizem.

Natal





quinta-feira, 5 de novembro de 2009

REFLEXÃO


PESSOAS SÃO VALIOSAS...

Pare e pense exatamente que outras pessoas são tão valiosas para você - sua esposa,seu marido, seus filhos, seu chefe, seus funcionários, seus alunos. Ressalte esse valor em sua própria mente. Encontre pequenos detalhes para fazer a outra pessoa saber que você a valoriza altamente. E lembre-se sempre de que as pessoas são o que de mais valioso e importante há sobre a terra. Veja algumas maneiras de se mostrar apreço. Reflita sobre elas e muitas outras lhe ocorrerão:
Se puder evitar, não faça a pessoa esperar.
Se tiver alguém que não possa atender de imediato, faça-o saber que você percebeu sua presença e que o atenderá assim que puder.
Agradeça as pessoas.
Trate as pessoas como "algo especial".
Uma das coisas mais humilhantes e depreciativas para alguém é receber "tratamento de rotina". Todos queremos ser tratadoscom atenção, como indivíduos - queremos ser reconhecidos por nosso próprio mérito. Portanto, não tente se dar bem com as "pessoas". Aprenda a se dar bem com esta pessoa ou aquela pessoa. O mundo está habitado por pessoas individuais.
(Fonte: Como ter sucesso e poder nas relações com as pessoas, Les Giblin)

sábado, 31 de outubro de 2009

Torta super fácil e deliciosa!!

Uhmmmmm, se vocês pudessem sentir o cheirinho!!!!!!
Pra quem gosta de cozinhar aqui vai a receita: Massa
3 ovos
3/4 de óleo
2 copos de leite(eu sempre uso aquele de requeijão cremoso)
2 copos de farinha de trigo
1 tablete de caldo de carne ou frango
1 colher (sopa rasa) de fermento em pó.

Bater tudo no liquidificador.

Recheio

Mortadela picadinha, cebola, tomate, mussarela,
uma caixinha de creme de leite e queijo ralado.

Coloque a massa numa forma média, acrescente o recheio e por último o creme de leite e o queijo ralado. Assar em forno pré aquecido mais ou menos 35 a 40 minutos.

É uma massa quebra galho, leve e fofinha. O recheio eu sempre invento com o que tenho em casa.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Você se considera uma pessoa de sucesso?

Veja algumas definições bem humoradas sobre o sucesso:

1 - PESSIMISTA: Sucesso é algo que jamais vou conseguir.
2 - OTIMISTA: Sucesso é algo que ainda não consegui.
3 - APRESSADO: Serei um sucesso amanhã.
4 - PUXA-SACO: Sucesso é a diretora da minha escola.
5 - DIRETORA: Sucesso é convencer minha equipe de que sou um sucesso.
6 - MÃE: sucesso é o que o meu filho será um dia.
7 - SOGRA: Sucesso é o que o meu genro nunca será.
8 - PREGUIÇOSO: Sucesso é bom, mas dá um trabalho...
9 - PROFESSOR DE PORTUGUÊS: Sucesso é trissílabo paroxítono.
10 -CHATO: Falando em sucesso, ano passado, eu estava na praia de guabirotuba, conhece? Era final de janeiro ou começo fevereiro. Daí...
11 -DISTRAIDO: Hã?
(Fonte Revista Profissão Mestre)

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Atividade divertida



Se você trabalha na educação Infantil ou com o 1º ano do Ensino Fundamental, essa brincadeira pode ajudá-lo a deixar sua aula mais divertida.

*Junte seus alunos no pátio da escola.
*Separe-os em duplas e dê-lhes giz.
*Depois, é só pedir para que um deles deite no chão e que o outro faça o contorno do corpo do colega.
*Troque as funções.
*Por último, peça para que eles prestem atenção às formas e digam-lhe os nomes das partes do corpo delineadas.


Isso vai ajudar seus alunos a se perceberem como pessoas reais e distintas, com formas próprias e diferenciações do resto do grupo. Além disso, todos aprenderão conceitos de proporcionalidade, altura e equilíbrio entre as partes do corpo de um ser humano.
(Atividade encontrada na revista profissão Mestre - 2005)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

HOMENAGEM AOS PROFESSORES

gifs diferenciados




textos grandes

PARA SER UM PROFESSOR CONFIANTE...

* Tenha uma fé inabalável na sua habilidade de conseguir tudo aquilo que você deseja.
* Acredite que você tem nas mãos uma maneira de solucionar os problemas e ajudar seus alunos.
* Visualize-se como alguém de sucesso.
* Reconheça a importância dos alunos,colegas, diretores. Imagine maneiras de facilitar a vida de cada um deles.
* Curta-se, goste de você mesmo.
* Encare seus problemas como portas que se abrem para novas oportunidades.
* Planeje seu trabalho e faça o que você planejou.



domingo, 11 de outubro de 2009

Os sete tipos de inteligências de Howard Gardner

Mexendo nos guardados neste fim de semana, encontrei algumas apostilas da minha época de faculdade (bons tempos rssrsrsrs) e resolvi compartilhar com vocês. Vou tentar no decorrer desta semana, fazer algumas postagens.

A primeira, é sobre os sete tipos inteligências que seus alunos podem apresentar.

Segundo o psicólogo Howard Gardner, existiriam sete tipos de inteligência, com regras de funcionamento próprias e que atuam de forma independente.

LINGUISTICA OU VERBAL – Tipo de inteligência que auxilia a pessoa na estruturação de textos e argumentos. Presente em escritores, atores, advogados e demais profissionais que fazem uso da palavra oral e escrita diariamente.

LÓGICO - MATEMÁTICA – É uma capacidade marcante de formular longas cadeias de raciocínio, utilizar a lógico e lidar com números. Engenheiros possuem essa forma de inteligência muito bem desenvolvida.

CORPORAL – CINESTÈSICA – Características associada à linguagem corporal, às formas e ao movimento. Bailarinos, jogadores de futebol, escultores e pintores conseguem sublimar essa capacidade e, assim realizar o trabalho cotidiano.

MUSICAL OU SONORA - Inteligência que permite ao ser humano perceber o som como uma linguagem distinta da oral ou escrita e passível de ser usada como meio de comunicação. Músicos e compositores possuem essa habilidade bem aguçada.

ESPACIAL – Capacidade de imaginar elementos sólidos e cria-los posteriormente. Inteligência ligada também a conceitos de espaço, limite e solução de conflitos. Publicitários e arquitetos são os profissionais que utilizam essa habilidade em seu dia a dia.

INTERPESSOAL - Forma de inteligência ligada à compreensão do outro, à empatia e às tomadas de atitude. Capacidade encontrada em vendedores, professores e demais profissionais que lidam com pessoas.

INTRAPESSOAL – Inteligência ligada ao autoconhecimento, à auto estima, à compreensão de si mesmo e dos próprios limites. Essa inteligência, por ser muito particular, pode ser observada na relação da pessoa com outras inteligências, por exemplo, a espacial.

domingo, 27 de setembro de 2009

sábado, 19 de setembro de 2009

terça-feira, 25 de agosto de 2009

ATENÇÃO, POR FAVOR!

Aonde você estiver, esteja lá. Qualquer coisa que estiver fazendo, faça. A sua atenção é valiosa e tem muito poder. Quando você dá atenção total ao seu trabalho, a sua performance melhora dramaticamente. Quando você dá atenção total às outras pessoas, você constrói relacionamentos fortes e benéficos.

Tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo acaba diluindo a força da sua atenção. Em vez de conseguir completar muitas coisas, você acaba sempre frustrado. Quando alguma coisa é tão importante que você tenha de realmente fazê-la, ela é importante o suficiente para merecer sua atenção total.

Nos seus relacionamentos com os outros, nada que você possa lhes dar será mais apreciado do que sua atenção focada e sincera. Aliás, essa é uma das contribuições mais valiosas para um relacionamento saudável.

E lembre-se de prestar atenção a você mesmo, também. Você tem uma vida inteira de experiências. Ouça sua voz interior com atenção. Seus sonhos e ambições têm o poder de impulsioná-lo para a frente, não importam as dificuldades que apareçam. Então preste atenção a seus sonhos e ambições.

Esteja aqui, agora. Abra seus olhos e focalize seus pensamentos. Não perca toda a abundância que a vida lhe oferece bem na frente do seu nariz. Como? Preste atenção...
(Ralph Marston)



terça-feira, 18 de agosto de 2009

FOLCLORE

Brincadeira de roda
UVA-PASSA
Uva- passa,passa, passa
tira uma e passa
quem deixar cair vai se despedir.
Passa bem devagarzinho
para o amiguinho.
Passe bem rapidinho.
Quem deixou cair?
Homem ou mulher?
Garfo ou colher?
Como brincar: Faça bolinhas de papel crepom roxo, que irão representar as uvas passa. Faça uma roda com as crianças e entregue um punhado das bolinhas para um dos participantes.Ensine a parlenda "uva-passa". Depois que a cantarem, explique as crianças que quem estiver com as "uvas"nas mãos precisa retirar uma e passar o restantes para o coleguinha do lado, que repetirá o movimento de acordo com a parlenda. Ensine o sentido do movimento que pode ser para a esquerda ou para a direita. Se algumas bolinhas cairem no momento da passagem, as crianças devem recolhê-las e perguntar: -Homem ou mulher? - Garfo ou colher? Se foi um menino que derrubou as "uvas", todos responderão "garfo" e ele irá se sentar no centro da roda. Se for uma menina, a turma responde "colher" e ela também irá para o centro da roda. A primeira rodada da brincadeira deve ser devagar, aos poucos vai aumentando a velocidade da brincadeira.Ao término da brincadeira, as crianças contam quantos "garfos e "colheres" estão no centro da roda, para verificar se há mais de um ou de outro.
Essa brincadeira é ótima para exercitar a percepção corporal e a orientação espacial dos alunos a partir de 3 anos de idade.

Trava-línguas

Atrás da pia tem um prato, um pinto e um gato. Pinga a pia para o prato, pia o pinto e mia o gato.

Fala, arara loura. A arara loura falará.

O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa.

Luzia lustrava o lustre listrado: o lustre listrado luzia.

Quico quer caqui. Que caqui que o Quico quer? O Quico quer qualquer caqui.

Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.


Versinhos ou quadras populares

O papagaio come milho. Periquito leva a fama. Cantam uns e choram outros. Triste fama de quem ama.

A sempre viva quando nasce, toma conta do jardim. Eu também quero arranjar quem toma conta de mim.

Amanhã é domingo pede caximbo. O caximbo é de ouro, bate no touro. O touro é valente, bate na gente. A gente é fraco, cai no buraco. O buraco é fundo acabou-se o mundo.

Ditados populares

Para baixo todo santo ajuda.

Coice de égua não faz mal a cavalo.

Em terreiro de galinha, barata não tem razão.

Antes solto magricela que gordo na prisão.

Laranja madura na beira da estrada ou está azeda ou tem marimbondo.

Mais vale um burro vivo do que um doutor morto.

Mocidade preguiçosa, velhice trabalhosa.

Mais vale um ovo hoje que uma galinha amanhã.

Pobre quando põe a mão no bolso só tira cinco dedos.

Quem quer ser mais do que é, fica pior do que está.

Quem gosta volta.

Quem planta, colhe.

Roupa suja se lava em casa.

Tudo no mundo tem fim.




Apresentar as crianças lendas, histórias , "causos", cantigas de roda, trava-línguas, quadrinhas populares, adivinhas e parlendas é uma forma divertida de resgatar nossa cultura.

Dia 22 de agosto é o Dia Internacional do Folclore.








terça-feira, 11 de agosto de 2009

combinados

Mural de Aniversariantes

Este é o mural de aniversariantes da minha turma do 4º ano do ensino Fundamental. Adaptei o modelo de algum lugar da net mas não me lembro o endereço. Se alguém souber pode dar os devidos créditos.

Painel de Bem Vindos

Copiei do blog da Crys Silva. Os trabalhos dela são lindos!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Sinais de Pontuação


Uma forma bem legal e prazerosa para ensinar sinais de pontuação é pedir para que as crianças criem frases utilizando os sinais e ilustrem. Com meus alunos do 4º ano do Ensino Fundamental aproveitei o Projeto Festa Junina, desenvolvido no mês de junho e montamos um painel com as frases ilustradas.



segunda-feira, 6 de julho de 2009

Meio ambiente

No dia 05 de junho, foi realizado na Escola Municipal Iraí Ferreira de Souza, uma reeleitura em forma de teatro do Livro "Meu Mundinho", o qual fala sobre a preservação do meio ambiente.










A diretora Ana Manzan agradecendo a participação de alunos e professores.






domingo, 5 de julho de 2009

Sala de aula


Trabalhando resoluções de problemas com meus alunos, percebi a dificuldade dos mesmos em compreender o que estava sendo pedido no enunciado. Foi então que encontrei esta atividade na revista de Projetos Escolares e achei bem interessante. Trabalhei com meus alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e foi um sucesso!!!
Plano de Aula
Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática
Objetivos: Identificar e localizar as partes do enunciado de um problema para compreeender as informações fornecidas e solicitadas; Repartir, localizar e identificar as partes do enunciado de um problema; Numerar as partes do enunciado para identificar as informações necessárias para a solução das questões.
Conteúdo: Campo aditivo e/ou multiplicativo
Material Utilizado: Cópia do Problema, papel sulfite e cartolina.
Avaliação: Observar se os alunos foram capazes de interpretar os problemas propostos e considerar as diferentes estratégias utilizadas.
Transmita o enunciado do problema aos alunos e peça-lhes que o leiam uma vez com calma. Solicite-lhes que tentem descobrir onde começa e termina cada informação fornecida e oriente-os a marcá-los com cores diferentes. Peça então que criem uma legenda para descobrir as as informações que existem em cada trecho marcado. À medida que a criança une dois ou mais trechos para obter resposta, o grau de dificuldade aumenta. Amplie a atividade solicitando que as crianças reescrevam o problema em pedaços de cartolina, recortem as partes, embaralhe-as e depois as ordenem novamente. Conforme compreenderem o funcionamento dos problemas, a marcação poderá ser dispensada, pois saberão fazê-la mentalmente.







terça-feira, 30 de junho de 2009

Sugestão para reunião de pais


Para reflexão com os pais este texto do Padre Zezinho é ótimo!

O girassol é flor raçuda que enfrenta até a mais violenta intempérie e acaba sobrevivendo. O girassol aprendeu a viver com o sol e por isso é forte.

Já o miosótis é plantinha linda, mas que exige muito mais cuidado.Gosta mais de estufa. O girassol se vira... e como se vira! O miosótis quando se vira, vira errado. Precisa de atenção redobrada. Há filhos girassóis e filhos miosótis. Os primeiros resistem a qualquer crise: descobrem um jeito de viver bem, sem ajuda.

As mães chegam a reclamar da independência desses meninos e meninas, tal a sua capacidade de enfrentar problemas e sair-se bem.

Por outro lado, há filhos e filhas miosótis, que sempre precisam de atenção. Todo cuidado é pouco diante deles.

Reagem desmesuradamente, melindram-se, são mais egoístas que os demais, ou às vezes, mais generosos e ao mesmo tempo tímidos, caladões, encurralados. Eles estão sempre precisando de cuidados.

O papel dos pais é o mesmo do jardineiro que sabe das necessidades de cada flor, incentiva ou poda na hora certa. De qualquer modo fique atento. Não abandone demais os seus girassóis porque eles também precisam de carinho... e não proteja demais os seus miosótis. As rédeas permanecem com vocês... mas também a tesoura e o regador. Não negue, mas não dêem tudo que querem: a falta e o excesso de cuidado matam a planta...

.